Alice pelo Mundo

Um roteiro de poucas horas em Lisboa

“Um craveiro numa água furtada, Cheira bem, cheira a Lisboa
Uma rosa a florir na tapada, Cheira bem, cheira a Lisboa
A fragata que se ergue na proa, A varina que teima em passar
Cheiram bem porque são de Lisboa, Lisboa tem cheiro de flores e de mar“

lisboa1

foto: Margarida Faísca

Assim é o refrão de um famoso fado de Amália Rodrigues, a musa do Fado (musica tradicional portuguesa)

Assim é Lisboa, num misto de sensações, de paixões e de tradições; nada me dá mais arrepios na pele do que perder-me nas ruas apertadas de Alfama, nada me prende tanto a respiração como a vista do miradouro da Senhora do Monte, ou me tira o sono como a vida boêmia do Bairro Alto e Cais do Sodré, mas e que tal darmos uma voltinha pela cidade, afinal…

“Lisboa cheira aos cafés do Rossio, E o fado cheira sempre a solidão
Cheira a castanha assada se está frio, Cheira a fruta madura quando é Verão”

Vamos até ao bairro da Graça no elétrico 28 (bondinho), o Miradouro da Graça é fantástico, mas não se contentem só com ele, caminhem mais uns metros pela rua da Graça e à direita vão encontrar a rua que vos leva ao Miradouro da senhora do Monte, esse sim é de cortar a respiração, é sem dúvida um dos meus spots preferidos de Lx (Lisboa).

lisboa2

Foto: Margarida Faísca

Voltando ao Largo da Graça, desça depois pela rua do Operário (se for terça-feira ou sábado aproveite e dê um salto à feira da Ladra (mercado das pulgas) que fica por trás da igreja de São Vicente, o padroeiro da cidade e junto ao Panteão Nacional, continue descendo e perca-se no bairro mais tradicional e fadista de Lisboa, Alfama. Use e abuse das tascas (botecos) para comer um bom bacalhau, um chouriço assado, beber um bom vinho e ouvir um fado tocado pelo cozinheiro e cantado pela garçonete.

Faça uma visita à Sé e suba até ao Castelo de São Jorge, não se esqueça de ir respirando fundo todos estes cheiros da cidade. Depois de se maravilhar com as vistas do castelo, desça pela rua Costa do Castelo e depois pelas Escadinhas de São Cristovão, outro dos meus spots preferidos de Lisboa. Chegando à Baixa (rua Augusta) visite de um lado a Praça do Comércio estendida aos pés do Rio Tejo e do outro o Rossio, coroado com o teatro D. Maria e pela estação do Rossio.

Suba a rua do Carmo até ao Chiado, sente-se na Brasileira e beba uma bica (expresso) com o Fernando Pessoa, aproveite a noite no Bairro Alto e no Cais do Sodré.

lisboa5

Foto: Margarida Faísca

“Lisboa já tem Sol mas cheira a Lua, Quando nasce a madrugada sorrateira
E o primeiro eléctrico da rua, Faz coro com as chinelas da Ribeira
Se chove cheira a terra prometida, Procissões têm o cheiro a rosmaninho
Nas tascas da viela mais escondida, Cheira a iscas com elas e a vinho”

Viajar é a sua praia?  Mais destinos e ideias aqui.

Fique de olho nas novidades do Clube da Alice, cadastre seu email  aqui.

assinatura-email-blog-clube-margarida

Um roteiro de poucas horas em Lisboa