Sobre Viver

Uma mulher com pressa

Projeto Sobre Viver

Episódio 6 – Sou Dani Lourenço, escritora e coach de mulheres.Recebi a nobre missão de contar as histórias de 12 mulheres sensacionais que são sobreviventes de situações adversas e desafiadoras, na perspectiva da partilha!Quando essas vencedoras compartilham suas histórias, inspiram-nos a vencermos nossos próprios desafios!São exemplos de coragem, resiliência e certamente de muitas bençãos que nos ensinam sobre viver em meio às adversidades!Com vocês, a sexta história, da Maria Fernanda de Jesus Ribeiro.Maria Fernanda de Jesus Ribeiro.

Uma mulher com pressa

Marquei de conversar com Fernanda pelo WhatsApp. Sempre faço questão de fazer uma ligação de vídeo que me permita olhar nos olhos das minhas entrevistadas.A boca fala mas são os olhos que me contam as partes mais interessantes de cada história! No Projeto Sobre Viver encontrei olhos brilhantes, cheios de vida e energia, com uma expressão de amor e carinho incríveis!Embora você não tenha tido a mesma oportunidade que eu, peço que olhe demoradamente para cada foto dessas guerreiras… A Lucy, nossa amada fotografa, conseguiu captar e imortalizar essa energia a qual me refiro!Fernanda tem uma fala acelerada e os olhos comunicantes, irrequietos. Pareceu ansiosa, como quem tem pressa! Lembrou-me o Coelho de Alice: é tarde! É tarde! É tarde até que arde! Ai ai meu Deus! Ai ai adeus! É tarde! É tarde! É tarde!

Uma mulher cuidosa!

Fernanda relatou que sempre foi uma pessoa cuidadosa com a saúde. No ano do aparecimento do nódulo no seio, 2018, havia realizado todos os exames preventivos em janeiro.Em novembro, do nada, percebeu um pequeno caroço na mama direita. Extremamente preocupada, comentou com familiares próximos e amigos. Foi, de certa forma, desacreditada.Todos comentaram que devia ser hormonal, pré-menstrual ou algo ocasional. “Coisa da cabeça dela”…E embora, de fato, o caroço diminuísse nos períodos menstruais, Fernanda sentia que havia algo errado.É engraçado como somos desencorajadas a ouvir a nossa intuição. Temos o chamado “sexto sentido” que não tem nada de extraordinário… é apenas um ouvido apurado que consegue escutar as mensagens do coração… Mas somos ensinadas a não prestar atenção nessa fala… Mas, quando a gente se dispõe a escutar, muita coisa se revela. E no fundo, no fundo, a gente sabe. A gente sempre sabe. A gente sabe que sabe…

Ouvindo a intuição

Mesmo contrariando todos os “doutores” de plantão, Fernanda deu um jeito de refazer os exames. Brigou com o convênio, mudou de plano de saúde, batalhou por um horário em uma clínica especializada e descobriu que estava certa. Apareceram nos laudos, não apenas um nódulo, mas dois… E, a malignos.Como seguiu seu coração, pegou os danadinhos bem no começo! Só foi necessária uma intervenção cirúrgica, seguida de 19 sessões de radio, que deram cabo nos ditos cujos. E ela seguiu firme! Trabalhando, cuidando da mãe, sorrindo e fazendo o acompanhamento necessário.

Ouvindo a reportagem da TV

Fernanda conta que aprendeu muito com tudo o que viveu. Aprendeu a ser grata por tudo quanto a vida lhe proporcionou! Teve assistência imediata, apoio dos chefes no trabalho, da família em casa e dos amigos para tudo.E sempre pensava em como poderia manifestar essa gratidão a Deus. Nesta última semana, ouviu, com o coração apertado, uma matéria na televisão que informava sobre os baixos números de mamografias realizadas no ano de 2020. Certamente um impacto da pandemia. Com medo de contaminação, as mulheres deixaram o exame para depois.Fernanda confessou que chorou muito. Chorou ao lembrar de sua história e por saber que havia sido a celeridade a responsável pela manutenção de sua vida… O fato de ter sido pontual com seus exames e não ter escutado a voz do povo!

Nessa hora, teve um insight!

Porque não contar sua trajetória ao mundo, alertando sobre a necessidade de se realizarem os exames preventivos?Porque não contar que tudo aconteceu de modo rápido, sem sequer dar tempo de pensar?Porque não alertar o maior número de mulheres para que elas estejam sãs e salvas?Logo, encontrou o Projeto Sobre Viver e compreendeu como poderia expressar sua gratidão: contando ao mundo sua experiência.E nesta hora da conversa, entendi a pressa expressa nas entrelinhas da sua narrativa.Fernanda tem pressa de salvar vidas… A imagem inicial de Coelho se desfaz e começo a ver em Fernanda a Alice no País das Maravilhas! Uma jovem sonhadora, ousada, que se expõe, que confessa suas vulnerabilidades para viver em um mundo mais feliz!

A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível

Como nos ensinou a nossa amada personagem Alice, a única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível! Fernanda não só acredita neste lema como o pratica. Esta narrativa é prova viva disso!Ela acredita que todas as mulheres podem ser libertas desse pesadelo, por meio da prevenção!Acredita que somos capazes de priorizar nossa saúde e bem-estar!Acredita que somos capazes, por meio de boas escolhas, de trilharmos o caminho da felicidade!Assim deixamos aqui um convite: cuide de você!

Faça seus exames preventivos e junte-se a nós nesse sonho! Fale com suas amigas e incentive-as a se cuidarem e cuidarem das amigas delas!Sejamos uma rede de amor!Fernanda,Gratidão pela sua entrega e coragem!

Sigo contigo no amor! Dani

Fotos – Lucy LimaLook – Beauty – Atelliê Crystal