fbpx
Alice Black

Vamos conversar sobre propósitos?


“Primordialmente, o propósito de vida é aquilo que há de mais importante para um ser humano. Portanto, faz parte daquilo que você é, e além disso, é também é o que torna a sua vida cheia de significado. Quem não tem algo para acreditar ou aquela vocação que faz seu coração bater mais forte, anda pela vida perdido.”

No próximo dia 13 de março nós termos o primeiro encontro do Empreendedora Curitibana deste ano e o tema será o PROPÓSITO onde vamos ajudar essas mulheres a identificar o que faz seus olhos brilharem quando falam de seus negócios.

Fiquei pensando sobre essa palavra e lembrei de um post que fiz no grupo no dia primeiro de janeiro desta ano quando perguntei para as meninas:

Qual é a sua missão?

As respostas foram as mais variadas e o que me chamou a atenção foi o fato de algumas escreverem que não sabiam a resposta. Isso me associou ao propósito mesmo se tratando de coisas diferentes.

Missão é a nossa razão de ser, o papel que exercemos no mundo no tempo presente e no futuro. E propósito é aquilo que você ama fazer e que nos faz entrar em flow quando estamos realizando algo de que realmente gostamos.

Será que confundi você mais ainda? Você tem uma resposta para as duas perguntas? Então vamos lá…

Qual a sua missão? Ou melhor, qual o seu propósito? Eu vou te ajudar a responder com um texto que achei no site do Coach José Roberto Marques.

Como os Valores se Conectam a Missão de Vida ao Propósito

São os valores que se conectam com nossa forma de pensar, ser e agir e aquilo que dá sentido à nossa história. São eles que explicam quem somos, como vemos o mundo, dão significado à nossa missão e guiam os nossos propósitos. Tudo está interligado, por isso quando temos missão, propósito e valores bem definidos conseguimos avançar de forma mais positiva e compreender qual a razão de ser quem somos; de fazer o que fazemos e de estar aqui neste mundo.

Entender isso é fundamental, entretanto, muitas pessoas levam sua vida sem compreender ao certo quais são os seus valores e qual é o seu papel no mundo. Isso é o que faz com que muita gente sinta que aquilo que faz todos os dias não tem sentido algum; o que traz um grande vazio existencial às pessoas.

O caminho para encontrar-se em meio a universo de possibilidades está em fazer as perguntas certas e encontrar as respostas certas para realmente conseguir entender, sentir e viver o que realmente importa.

Ter esta consciência é essencial a cada um de nós, pois somos os responsáveis pela nossa felicidade, por nosso crescimento, evolução e sucesso pessoal e profissional. São nossas ações e a nossa forma de pensar que guiam os nossos resultados, por isso, não é justo que vivamos uma vida sem sentido em meio a tantas possibilidades. Essa é a diferença entre viver com e sem propósito.

Desvendando seu Propósito de Vida

Quando realmente descobrimos do que gostamos, isso passa a ser um prazer, pois nos sentimos motivados e entusiasmados a fazer o nosso melhor. Nada mais é obrigação e tudo se torna mais prazeroso e enriquecedor. Infelizmente, a maioria das pessoas acaba vivendo sem ter estas respostas, sabe que não gosta do que faz, mas também não compreende o que a tornaria mais feliz e autorrealizada.

Daí a importância de fazer as perguntas certas e buscar encontrar dentro de si mesmo aquilo que espelha a sua essência verdadeira, que enche seus olhos de brilho e que representa quem você é. Para isso, responda sinceramente:

  • O que você mais ama fazer na vida?
  • O que te faz perder a noção de tempo e espaço e concentrar-se profundamente?
  • O que você sente quando está fazendo algo que ama?
  • Como seria sua vida se não tivesse isso?
  • Quais são os valores que guiam seus pensamentos, comportamentos e ações?
  • Qual o verbo, palavra ou frase representa quem você é na vida?

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.


Responder estas questões é muito importante, pois muitas vezes temos objetivos que mesmo sendo realizados não nos fazem sentir felizes, completos. Isso acontece especialmente quando aquilo que fazemos não está alinhado ao nosso propósito de vida e quando não sabemos quem somos na essência.

Passar a vida toda levantando da cama sem missão, sem propósito não edifica os teus esforços, pois a cada vez que deitar-se sempre sentirá que está faltando algo. Não é à toa que muitas pessoas, mesmo tendo conquistado sucesso, reconhecimento e dinheiro, num belo dia decidem mudar radicalmente e, então, fazer o que gostam.

O certo é que com tantas obrigações nem todos têm a oportunidade de se conhecer melhor, de acessar seu eu mais profundo, de descobrir talentos escondidos e dedicar-se 100% a isso. Porém, isso não é motivo também para você ou quem quer que seja desistir de entender qual é a sua missão no mundo e qual o propósito que guia sua vida.

E mesmo que você já tenha e viva um; não tenha medo de criar um novo mapa e traçar uma nova rota para sua vida. Até aqui, com certeza, você honrou e respeitou sua história. Daqui para frente pode ser um novo você, em novos capítulos, vivendo páginas de sua vida que ao longo do caminho, e, por inúmeros motivos, você teve que deixar de escrever.

Entretanto, sempre é tempo de recomeçar, pois hoje a vida te convida a retomar o livro de sua história e colocar em seu caderno de memórias as lembranças de quem viveu intensamente sua existência, sabendo quem era, porque era e para quê e, com isso, conseguiu verdadeiramente compreender-se e conquistar seu direito de fazer o que ama. Permita-se!

Eu adorei este texto!!! E vocês, o que acharam?

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO