fbpx
Saúde e Bem Estar

Vamos falar de Autismo?


Vamos falar de Autismo?

Talvez você não saiba, mas uma em cada 68 pessoas possui autismo.

Somente no Brasil, o Ministério da Saúde estima que entre dois e três milhões de pessoas manifestem o que tem sido chamado de TEA – Transtorno do Espectro Autista, cada um à sua forma. Em Curitiba, levantamentos não oficiais estimam que temos cerca de 2000 mil crianças autistas na cidade.

Até 2014 eu não sabia nada, NADA mesmo, sobre isso. Achava que o autismo era aquela imagem clássica do cinema onde a pessoa vive em seu mundo e balança para frente e para trás.

Fui presenteada com um desafio. Meu filho mais velho, o Lorenzo, na ocasião com dois anos, estava no espectro. De lá para cá uma revolução aconteceu em mim, na minha vida, nos meus negócios, na minha família e de certa forma afetou a todos que com nós convivem.

Deu-se início a uma grande jornada de busca por informações, profissionais habilitados no tema, técnicas e equipamentos. Nessa caminhada percebi um vazio tão grande que, como jornalista de formação que sou, não pude ficar calada.

Ao passo que nascia em outra forma e expectativas o meu Lorenzo, nascia também um outro projeto, esse feito a muitas mãos, chamado Super Spectro, cujo objetivo foi desde o começo oferecer conteúdo de qualidade e informações confiáveis acerca do autismo.

Baseado em Curitiba, o Super Spectro é um site de abrangência nacional, que visa compartilhar informações relevantes e levar ao público de maneira geral questões às quais muitas famílias que fazem parte do espectro ainda não têm acesso. Como lidar com o diagnóstico, como encarar o autismo e ajudar seu filho a ter uma vida completa e plena, como combater preconceitos com pessoas que fazem parte do espectro são apenas algumas das questões que são discutidas no portal, que também oferece espaço
par a divulgação de eventos voltados para o universo do autismo.

É comprovado que o diagnóstico precoce, aliado a um tratamento eficaz e a uma família comprometida com o integral desenvolvimento da criança, são os maiores aliados das pessoas com TEA. E tudo isso pode acontecer por meio da informação e conhecimento.

Dessa forma, o Super Spectro se propõe a contribuir para que as pessoas com TEA possam ser capazes de fazer as conexões certas e consigam encontrar seu espaço na comunidade.

Aqui no Clube da Alice vamos trazer um pouco de tudo que aprendemos até agora para que juntas possamos multiplicar esse conhecimento e ajudar pessoas que se encontram nessa situação. Autismo não é doença, é neurodiversidade. Autismo não tem cura, o que precisamos é de respeito às diferenças. Vivemos num tempo de tantos desafios como humanidade que não podemos nos dar ao luxo de ignorar que mentes diversas existem e que esses preciosos cérebros não podem ser desperdiçados. Eles têm muito a nos
ensinar. Vamos juntas?

Laura Fagundes Ramalho – jornalista, proprietária da LFCOM Assessoria em Comunicação, sócia-fundadora do Portal Super Spectro, casada com o empresário Renato Ramalho, mãe do Lorenzo e do Francisco.

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO