Ser Alice

Vitrine empoeirada espanta clientes, Fanpage desatualizada também

Quem vende, ou divulga seu produto no Facebook, não pode deixar de ter uma Fanpage da sua marca e cuidar dela como se fosse a vitrine de sua loja física ou então pensar nela como seu cartão de visitas.

rrrtem on Visualhunt.com / CC BY

Imagine que você tem uma loja, com uma linda vitrine para a rua onde passam várias pessoas diariamente. Se você arruma sua vitrine com capricho e coloca nela as novidades que está fazendo, sempre se preocupa em mostrar da melhor maneira seu produto e de vez em quando surpreendendo com algo inusitado. Com isso você faz com que as pessoas que passam em frente, mesmo que não parem para olhar naquele momento, tenham uma boa impressão e talvez lembrem de você quando precisarem do produto que você fornece.

Agora, se você tem a vitrine, mas deixa um produto do ano passado exposto ou muitas vezes deixa a mesma vazia, não se preocupa em limpar o vidro e abre sua loja só de vez em quando, as pessoas que passam em frente perdem o interesse e você passa a impressão de que seu negócio não é sério.

Concordam comigo que a primeira impressão, se não é a que fica, também fala muito sobre você?

As Fanpages no Facebook (páginas comerciais) são exatamente a mesma coisa que uma vitrine física de uma loja. Se você souber utilizar os mecanismos que o Facebook disponibiliza e principalmente souber divulgar sua página para uma quantidade grande de pessoas, você terá um resultado igual ao de uma vitrine em um grande shopping.

Converso com empreendedoras que postam no Clube da Alice e vejo que muitas não valorizam esse espaço e o pior, algumas nem Fanpage tem. Isso é inadmissível para quem quer empreender e utilizar o Facebook como um canal de divulgação, seja ele principal ou não…

Se você não tem a sua ainda, corre fazer e aproveita as dicas que vou te passar.

Então vamos lá, preparada para dar um UP nesta vitrine?

1- Sua Fanpage deve ser atraente para quem olha. Lembre-se que você vai aparecer na timeline das pessoas e elas devem ter algum motivo para clicar e ver os seus posts.

2- Publique, publique e publique… mostre para o mundo o que anda fazendo. Mas, não adianta fazer várias publicações no mesmo dia, se esse conteúdo não gerar nenhum retorno. Seja criativo e utilize imagens e vídeos, eles chamam a atenção e previnem o texto de passar despercebido. Então observe o que funciona e teste novas possibilidades.

3- Faça milhões de fotos e vídeos até gostar de um!!! Isso mesmo que você leu, faça muitas vezes até conseguir um resultado que goste. Mostre para as pessoas próximas e peça a opinião sincera delas e principalmente peça ajuda se não conseguir fazer.

4- Uma coisa bem importante de fazer é pedir para os seus clientes avaliarem a sua página. Não é para pedir para darem nota máxima e elogiarem, peça para qua avaliem de forma sincera. Críticas construtivas são ótimas para você melhorar, não fique triste se alguém não gostar. Ninguém consegue agradar a todos mas quando você mostra que é uma pessoa disposta a resolver os problemas, seus futuros clientes terão mais tranquilidade em fazer negócios com você.

5- Mostre seus produtos de diversas formas, inclusive mostrando seus bastidores. Intercale com posts de coisas divertidas. Seja interessante e as pessoas se interessarão pelo seu produto.

6- Responda seus clientes. Se não for possível responder a todos pelo inbox, coloque uma mensagem automática para comunicar qual o canal correto de comunicação com você.

7- Coloque a sua Fanpage em destaque na sua página pessoal, se possível no “local de trabalho”, assim fica fácil para quem se interessar nos seus posts do Clube da Alice e entrar no seu perfil. Preencha todas as informações sobre sua empresa na página.Inclua todos os contatos possíveis, localização, produtos que comercializa, site, sem esquecer de nenhum campo. Quanto mais informações, é sempre muitoooooo melhor.

8- Existe a opção de impulsionar seus posts ou promover sua página através de anúncios, pagando um valor exato por isso. Os métodos consistem em levar sua fanpage a mais pessoas já que as publicações normais não conseguem obter total alcance. Isso porque o Facebook possui um algoritmo que decifra quais pessoas e páginas interessam ao usuário. Para fazer essa definição, a rede social leva em conta a forma como esse usuário se relaciona com a página, se ele curte, comenta ou compartilha, quanto mais ele interage com a página, mais ela sobe nas suas listas de interesse.

DICA DE OURO – NÃO TENHA PREGUIÇA E NÃO DESANIME SE NÃO DER CERTO NAS PRIMEIRAS TENTATIVAS. O SUCESSO SÓ VEM ANTES DO TRABALHO NO DICIONÁRIO.

visual hunt

Uma Alice foi sorteada para ganhar uma “ajuda” nossa na divulgação de seus posts e estas dicas foram passadas para ela na nossa primeira conversa.

Vou colocar aqui no blog todas as dicas que estamos passando para ela e daqui 30 dias poderemos avaliar e mostrar para vocês os resultados que conseguimos.

No próximo post darei dicas para quem ainda não tem sua Fanpage começar a sua já.

Enorme beijo para todas e ótimos negócios!!!!!