fbpx
Alices e a Maternidade

Você sabe o que não pode faltar na lancheira do seu filho?


Daqui alguns dias as crianças voltam para as aulas e fica a pergunta: o que não pode faltar na lancheira do seu filho? 

Segundo o site Mãe Tipo Eu, primeiro, leve em conta o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (café da manhã ou almoço). Depois, certifique-se de que esteja mandando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar: Uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais) e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais), além de 1 bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural).

Tá tudo muito lindo, mas como fazer para as crianças aceitarem o lanche saudável que colocamos na lancheira?

O suco fica quente, o pão de queijo fica molengo, a fruta cortada escurece…. e por aí vai. Ahhhh vai e volta para casa muitas vezes, e sempre deixam a sensação de que a criança não se alimentou corretamente.

A obesidade infantil atinge atualmente dez vezes mais crianças e adolescentes do que na década de 1970. Isso significa que o grupo de indivíduos entre 5 e 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões naquela época para 124 milhões, revela estudo.

No Brasil, 9,4% das meninas e 12,7% dos meninos estão obesos. Segundo o relatório, se as tendências dos últimos anos continuarem, em 2022 haverá no mundo mais crianças e adolescentes com obesidade do que abaixo do peso.

Os motivos são variados, mas a principal causa é ingestão inadequada de nutrientes, o alto consumo de energia , combinado com o gasto energético insuficiente.
Atualmente as crianças ficam mais expostas a comidas industrializadas e ingestão excessiva de açúcar, por isso é muito importante, além da quantidade, atentar a qualidade da dieta dos pequeninos. (Referência: ALVARENGA, M. et al. Nutrição comportamental. Manole: Barueri, SP, 2015)

Dieta da criança em idade pré-escolar e escolar.

A fase pré – escolar que vai de 1 a 6 anos de idade e a fase escolar que vai dos 7 as 10 anos,
é marcada por mudanças de comportamento, hábitos e muitas descobertas . O acesso a
uma alimentação saudável nesse período é, portanto, essencial, pois em virtude do
crescimento e desenvolvimento as crianças precisam de alimentos mais nutritivos.

A alimentação do escolar deve fornecer energia adequada para sustentar um ótimo
crescimento e desenvolvimento sem excesso de gordura. O consumo alimentar de crianças brasileiras é marcado por inadequação no consumo de micronutrientes, sobretudo ferro, vitamina A e zinco.

Destaque para o consumo reduzido de frutas e vegetais; baixa ingestão de proteínas, e
consumo elevado de alimentos fritos, refrigerantes, produtos doces e alimentos
industrializados no geral.
Os pais tem papel fundamental no desenvolvimento de hábitos alimentares nas crianças, por isso, os pais devem ficar de olho, em como esta a alimentação do seu filho, na escola. 

E agora, o que fazer com tantas informações?

Acompanhe neste domingo, às 11hs, uma Live que faremos na Fanpage do grupo sobre este assunto com especialistas em crianças. A pediatra Dra. Juliana G Loyola Presa e a Simone Santana, proprietária da Piquinique Lanches escolares nos darão dicas para não errar o que vai na lancheira do seu filho.

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO