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Empreendedorismo & Negócios

Você sabe realmente colocar preço no seu produto?


Conhecemos tantas histórias empreendedoras aqui no Clube da Alice que poderíamos escrever um livro ( projeto que está guardadinho para um futuro não muito distante).

Essas histórias empreendedoras se repetem e ao longo desses mais de 2 anos de Clube e percebemos que um mal comum entre as empreendedoras é o de não saber colocar preço no produto que fazem.

Em um exeplo típico de alguém que começa a fazer bolo para complementar a renda, explode de encomendas no Clube da Alice e quando mê termine e ela fecha as contas parace que o dinheiro não rende.

Apresentamos:

O caso do bolo, inspirado em casos de muitas Alices.

Ana precisava complementar a renda da família e teve a ideia de fazer bolos simples para vender. Ela começou com bolinhos de café e nega maluca. Logo percebeu que as vendas da sua nega maluca eram mais frequentes e optou por ficar só com esse bolo para vender.

Ela fez um cálculo por cima e gasta em torno de 6,00 para fazer uma forma pequena de bolo + a forma de alumínio que custo em torno de R$1,50.

Os ingredientes são: ovos, trigo, leite, margarina, fermento, achocolatado e açucar.
Ela vende o bolo por R$18,00.

Ela resolveu postar o bolo no Clube da Alice e no último mês vendeu mais de 300 unidades e ficou super feliz com tantas encomendas. Trabalhou horas e horas, virou a noite, fez as entregas ela mesma. Os clientes amaram o bolo que vem embalado com fitinhas e um cartão de agradecimento escrito pela própria Ana. Depois desse tempo com todo o dinheiro que gastou para fazer os bolos ela notou que não tinha sobrado muita coisa. Além de ter notado um aumento na conta da luz, água e gás O que pode ter acontecido de errado?

Definições de Custos:

Convidamos a Kauana Vissotto para nos contar sobre esse tema de precificação e esclarecer algumas dúvidas. A Kauana é  professora formadora da UFPR em administração financeira e qualidade de vida, Coautora do livro “Abrindo seu próprio negócio- tornando seu sonho em realidade e não em pesadelo. Especialista em Marketing e consultora em gestão. Sócia Proprietária da Melhore consultoria & Marketing.

1) Como calcular o custo de um produto?
– Devem ser levadas em consideração todas as variáveis que estão envolvidas no processo de produção, e não apenas os insumos. É necessário criar uma planilha e fazer a divisão de todos os custos de produto por produto. Os custos geralmente estão calculados por quantidade de produto ou por tempo de produção.

2) Quais são os custos indiretos que muitas vezes nem pensamos nisso?
Na produção de um bolo, POR EXEMPLO, existem muitos custos que não pensamos, tais como custo da iluminação da cozinha durante o preparo das receitas, o custo da água e o tempo utilizado na limpeza do ambiente, entre outros. Existem também aqueles custos associados a logística, como gasolina, embalagem, tempo de telefone para marcar pedidos, etc…

3) E o meu tempo de trabalho? Como funciona? Tempo de trabalho produzindo o bolo e tb a parte admnistrativa. ( posts, respostas, encomendas)
O tempo de trabalho que se gasta é, na verdade, um insumo importante para a produção, e também deve ser quantificado, afinal de contas, se o negócio começar a vender mais que o planejado e você precisar de ajuda para a produção, esta ajuda será paga. É necessário uma disciplina para aprender a quantificar quantas horas de trabalho são gastas com cada tarefa.

4) Como posso calcular o valor para terceirizar a mão de obra?
Tudo depende de como esta mão de obra será contratada. Se for com carteira assinada (no caso de MEI ou pequenas empresas) o Custo da mão de obra deve levar em consideração o cálculo dos impostos também. Caso a mão de obra seja informal, os valores contratados podem ser por serviços ou por horas trabalhadas. Muitas das profissões trabalham com estes custos de produção terceirizada já tabelados pelo preço médio do mercado ou pelos sindicatos.

5) E a entrega, não quero cobrar do meu cliente, e agora?
A Entrega tem um custo, tempo, gasolina, depreciação do veículo. Se o cliente não vai pagar pela entrega, quem está pagando é você. Neste caso, para não haver prejuízo, o custo de entrega já deve estar embutido no preço do produto.

6) Vale a pena ter estoque de matéria prima?
Dependendo da quantidade de produção mensal, vale sim. A vantagem de ter estoque é que a sua produção nunca vai para por falta de insumos. Outro aspecto é que comprar em quantidades maiores faz com que o preço de compra em atacado seja melhor que o preço do varejo. No entanto, em se tratando de alimentos, é muito importante cuidar com os prazos de validade dos produtos.

7) Já que não tenho CNPJ nem vou calcular o custo do imposto
Caso o seu negócio dê muito certo, formalizar uma empresa poderá ser necessário para, por exemplo, vender produtos com emissão de nota fiscal. Existem hoje modelos de empresas que formalizam o seu negócio e têm um custo de impostos muito mais reduzido. Estes modelos foram criados justamente para que os empreendedores possam trabalhar legalmente. Os mais indicados são a MEI (Micro-empreendedor individual) e a EIRELI (Empresa Individual de responsabilidade Limitada.). A escolha deverá ser feita pelo faturamento anual previsto para o negócio.

8) Uma loja pediu para revender meus produtos mas eu não tenho margem.
Se não tem margem, o seu produto não gerará nenhum lucro para você. Mas lembre-se que, mesmo não tendo lucro, você gastou tempo e energia para produzir, ou seja, o seu trabalho está saindo de graça para que outra pessoa possa ganhar dinheiro em cima.

9) Também aceito cartões para pagamento, isso facilita as vendas ( falar da taxa).
É uma facilidade que hoje em dia significa em vender ou não vender. Apesar de muito importante, todas as instituições financeiras cobram uma taxa para as vendas na maquininha. Esta taxa gira em torno de 4%.

10) Ideia de fazer os dias de entrega ou contratar um motoboy.
Lembrando que se a entrega não gerará nenhum custo de entrega para o seu cliente, este custo já deve estar embutido no preço do produto. Como sugestão, você pode fazer os dias de entrega e oferecer como opção para os clientes que querem receber em outras datas a entrega por motoboy, cobrada a parte.

Exemplo da planilha para calcular o custo do bolo da Ana. Faça download do custo-receita.

11) O que é margem de lucro e como calcular?
Margem de lucro é a margem do preço do seu produto que gera lucro, já tirando todos os custos associados. O cálculo é feito pegando o preço de venda e tirando todo o custo. O que sobra é o lucro. A margem é quanto isto representa em porcentagem sobre o preço de venda. Por exemplo, o custo do bolo da Ana, levando em conta todo o processo de produção, foi de aproximadamente R$ 18,00. Vendendo o bolo por R$ 18,00, esta venda não gera nenhum lucro, ou seja, a margem é zero. Caso a Ana resolva alterar o preço de venda do bolo para R$ 30,00, tirando o custo a Ana terá um lucro de R$ 12,00. Este lucro representa 67% de margem de lucro sobre o preço de venda.

 Veja na planilha abaixo que foram calculados tanto os insumos, como também a forma, mão de obra da pessoa fez o bolo, de uma auxiliar, além de iluminação, água entre outras itens.detalhamento do custodetalhamento do custo

Definição de preço de vendaformação do preço de venda

Esperamos que com toda essa informação você consiga colocar um preço correto nos seus produtos ou serviços para que a sua empresa cresça cada vez mais.

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