fbpx
Culinária

Como escolher um bom vinho


VINHO, E AGORA?  Como escolher um bom vinho? 
Quem nunca passou 10 minutos tentando escolher qual vinho comprar diante de uma prateleira com inúmeros rótulos levante a mão!
Pode ser que você tenha sido convidado para um almoço ou jantar e queira ser gentil com o anfitrião. Pode ser que queira dar de presente para alguém que você sabe que gosta muito de vinhos. Pode ser que esteja para receber em sua casa um grupo de amigos. Pode ser que esteja organizando um evento ou reunião da empresa, ou ainda uma festa de família. Pode ser que esteja planejando uma ocasião romântica. Pode ser até que você simplesmente goste de beber vinhos.
O resultado é o mesmo. Um bom tempo diante das prateleiras reais ou virtuais. Nada mais difícil que comprar e consumir vinho quando se tem uma infinidade de rótulos à disposição. Quase dá saudade da época em que não havia importação no país (juro, isso já existiu!) e as opções nacionais se limitavam a vinhos simples, quase sempre de mesa, e muitas vezes, feitos pelos nossos avós no porão. #SQN. Ter essa infinidade de rótulos à disposição é maravilhoso! Temos ao nosso alcance um sem número de sabores, aromas e experiências.

vinho4

Crédito: Visual Hunt

A questão é como navegar por todo esse mundo de variedade sem se decepcionar demais. Inevitavelmente vamos errar algumas vezes, faz parte de qualquer aprendizado. Mas, com algumas dicas, podemos acertar muito mais do que errar. Ninguém precisa se tornar um expert profissional em vinhos para poder desfrutar de tudo que o mundo do vinho pode oferecer. Nem precisa gastar mais do que seu orçamento permite.

O que todos queremos afinal é um bom vinho. Mas o que é um bom vinho? Aquele que tem o selo de não sei quantos pontos dado por um crítico? O mais caro da lista? O rótulo mais prestigiado e mais famoso? Um bom vinho é aquele que além de ter aquele mínimo de qualidade esperado (é como a média mínima de nota do colégio) agrada a quem o escolheu.

vinho

Crédito: Visual Hunt

Por último, é importante levar em consideração, claro, seu gosto pessoal, mas também de quem irá te acompanhar, seja dos amigos à mesa, ou dos convidados em um evento. O seu gosto particular por um vinho encorpado, um branco doce ou um champagne seco pode não agradar às outras pessoas. Pense na média do que agrada a todos nessa determinada ocasião, e, se for viável, ofereça uma alternativa se o grupo for muito heterogêneo.

vinho2

Crédito: Visual hunt

Costumo dizer que vinho é como roupa. Há vinhos e roupas certas para cada ocasião. Não se vai à praia de vestido de baile, nem de biquíni a uma festa de formatura. Não se encara a neve de shortinho, nem um dia quente de verão com um casaco de lã. E, como no caso das roupas, o gosto é individual. Procure opções apropriadas, mas não se preocupe em excesso. O que conta, no final, é compartilhar o momento.

E convido vocês para conhecerem alguns doces de Alices aqui.

 

assinatura-blog-clube-Heloise-Merolli