fbpx
Tudo já existe

Material escolar e itens de papelaria personalizados: economia e arte para o ano todo


Que tal exclusividade e economia no material escolar das crianças este ano?

O início das aulas se aproxima e é chegada a hora de afinar os detalhes para deixar tudo em ordem. Tem aquela conferida na lista de material escolar, os ajustes no uniforme, que pode ter ficado curto de um ano para o outro, e olho atento para a contratação dos serviços de transporte. E tudo isso com foco, também, na relação preço x qualidade. Com tantas opções de personagens estampando capas de cadernos, mochilas e acessórios, dá para economizar na hora de comprar o material escolar?

Licenciado é mais caro

É provável que você já saiba: produtos licenciados são mais caros. O mesmo caderno, com as mesmas 96 folhas e espiral, mas com a capa do Mickey, com certeza vai custar mais do que outro com uma capa neutra. Por isso, existe uma recomendação de especialistas que vale sempre a pena reforçar: na hora de comprar material escolar para as crianças, deixe elas em casa.

Cadernos fofos que encantam as crianças e acabam com os orçamentos.

Vai ser difícil desviar de todos os pedidos de produtos coloridos, engraçadinhos e extravagantes com os pequenos por perto. Mas nem por isso você precisa deixar de ceder ao charme dessas peças. Existe um jeito de incluir esses mesmos personagens nos itens dos seus filhos sem gastar fortunas e ainda, de quebra, de uma forma bem funcional: com etiquetas personalizadas.

Identifique tudo!

No próprio Clube da Alice tem muitas opções de fornecedoras que fazem esse tipo de trabalho. E para a criatividade não há limites: há peças com as cores de times de futebol, com letras mais divertidas e diferentes desenhos que ilustram os itens. A Alice Sandy Estor começou a investir nesse tipo de material em novembro. Ela já trabalhava com artes gráficas antes, mas percebeu uma oportunidade de mercado, especialmente nessa época do ano. “Juntei o útil ao agradável, porque é algo que eu gosto de fazer. Como estou gestante, poderei trabalhar em casa, cuidando do baby também,” conta. Atualmente, as etiquetas com desenhos de unicórnios são as mais pedidas pelos clientes.

Post da Sandy Estor no Clube da Alice

Além de um item decorativo, as etiquetas personalizadas são práticas, já que você não precisa ficar preenchendo uma por uma. Há também diferentes tamanhos disponíveis, para poder identificar tudo. Inclua na lista os lápis de cor e outros itens pequenos (que são mais fáceis de perder). Tem até aquelas termocolantes, que servem para identificar o uniforme.

Capas artísticas

Além de apostar nas etiquetas para dar um ar mais interessante ao material escolar, você também pode usar o antigo “truque” de encapar os cadernos. Escolha o desenho favorito da criança e imprima uma arte do personagem. Vale colar por cima um papel contact daqueles transparentes, que também serve de proteção. Além de lindo, o material vai ser único e diferente de todos os outros disponíveis nas lojas. É interessante, também, investir em algumas artes mais elaboradas, como capas produzidas em E.V.A ou com a técnica scrapbook. A professora Mara Regina da Silva (vulgo minha mãe, rsrs), personaliza agendas e cadernos em E.V.A, além de desenvolver material de apoio pedagógico com a matéria-prima. “Eu já fazia para usar em sala de aula com as minhas turmas e muitas colegas começaram a fazer encomendas. Acabou se tornando um hobby e também uma fonte de renda extra”, diz. E no meio disso tudo, é possível reaproveitar material de anos anteriores, juntando as páginas brancas de cadernos antigos, por exemplo.

Capas fofas de EVA.

Confesso que investiria nesse tipo de trabalho para consumo próprio, se estivesse cursando algo com demanda de cadernos, rs. As opções, inclusive, podem perfeitamente ser adaptadas para adultos, com artes que tenham mais “a ver” com o gosto da cliente. Foi pensando nessa clientela que a Alice Stefanie Prestini ampliou a abrangência da empresa de design gráfico que tocava em 2013 e passou a investir, também, em itens de papelaria fina. Hoje, ela oferece planners, agendas, cadernos, tags e blocos de papel timbrado, entre outros produtos passíveis de personalização. “Fazemos lancheiras, squeeze, canecas plásticas para crianças, tags para malas, estojos… Tudo personalizado com o nome do pimpolho”, revela, orgulhosa.  Tem até chinelos e capinhas para celular. Mas isso aí já é outra história…

E aí, bora personalizar tudo?

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO