Alice em Forma

O temido músculo do tchauzinho

Com o avanço tecnológico das ultimas décadas, o ser humano deixou de realizar tarefas que necessitavam da força muscular e passaram a realizá-las através de máquinas e computadores, fazendo com que a habilidade de gerar força deixasse de ser importante para a nossa sobrevivência. A flacidez, o famoso tchauzinho balançando é o pavor de todas as mulheres, isso tudo ocorre devido à falta da prática de atividades físicas, mas não estamos falando de atividade aeróbica, aquela famosa corrida mas sim de musculação com trabalho de hipertrofia. Pensando nos benefícios do treino de hipertrofia o Professor Álvaro Brüher explica algumas coisas sobre este tipo de treino.

musculo tchauzinho

Veja como funciona o processo natural de envelhecimento :

1- redução do tecido muscular esquelético em cerca de 40% até os 60 anos de idade.

2. perda muscular de 1-2% ao ano, particularmente nos membros inferiores,

3. Aumento da massa de gordura corporal de 7,5% por década, a partir dos 40 anos

Aos 50 anos de idade estas alterações são ainda acentuadas, principalmente em mulheres, que possuem uma quantidade de hormônios relacionados a manutenção da massa magra inferiores a dos homens.

A perda de massa muscular esta diretamente associada à osteoporose, resistência a insulina, obesidade, artrite e artrose. Daí é que se surge a importância de realizarmos treinamentos com o objetivo de hipertrofia muscular, que nada mais é que o aumento do volume muscular gerado através dos exercícios com pesos, podendo trazer diversos benefícios como:

• Aumento da massa muscular;
  • Diminuição da gordura corporal;
  • Melhora na funcionalidade motora;
  • Aumento da densidade mineral óssea;
  • Melhora do sistema cardiorrespiratório;
  • Melhora na qualidade do sono
  • Melhora da estética do corpo e conseqüentemente da auto-estima;

Mas para que o treinamento de hipertrofia seja efetivo é importante observar diversas variáveis para a montagem do programa, como o número de séries, número de repetições, intervalo entre séries e exercícios, velocidade de execução, ordem dos exercícios, freqüência semanal, amplitude de movimento, intensidade dentre outros.

Por isso é importante sempre procurar um profissional qualificado para planejar o seu programa de treinamento. O programa de treino não é receita de bolo, para cada pessoa existe uma “dose ideal” por isso quando todas estas variáveis estiverem ajustadas, podem ter certeza que os resultados aparecerão.

Álvaro Bührer – Personal Trainer   CREF: 025790-G/PR

Na academia Be Happy Alice de carteirinha tem descontos, olha só, chega de desculpas e vamos fortalecer esse músculo do tchauzinho.

Confira aqui.

assinatura-email-blog-clube-Gi-Berg