Comportamento

Se mantivermos as pessoas unidas, nós podemos mudar o mundo

“Se mantivermos as pessoas unidas, nós podemos mudar o mundo.”

Você sabe quem disse essa frase em 2017?  Foi Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, em um evento que reuniu líderes de grandes comunidades da rede social mais acessada do mundo.

Mark Zuckerberg Foto- niallkennedy on Visual hunt / CC BY-NC

Ele acrescentou: “As pessoas usam o Facebook para se conectar a diversos tipos de comunidades, então nós temos uma responsabilidade com o mundo agora. Nós queremos um lugar legal para as pessoas estarem juntas. Queremos um mundo melhor e mais conectado; queremos dar voz às pessoas”.

“Estamos trabalhando para dar mais poder às pessoas, dando ferramentas para essas pessoas. Dar um suporte sensível às pessoas. O poder é dos líderes. Se mantivermos as pessoas unidas, nós podemos mudar o mundo”, finalizou.

Então, se você está neste momento empreendendo e usando o Facebook para divulgar os seus produtos, precisa aprender a lidar com a ferramenta. Como tudo na vida, depende de dedicação e estudo.

Se você tem um perfil acomodado e acha que já aprendeu tudo nessa vida, o Facebook não é a ferramenta certa para você. Para enfrentá-lo você precisa conhecê-lo e estar principalmente atenta as mudanças. E olha que elas ocorrem constantemente.

Um exemplo atual: o Facebook anunciou no último dia 11 uma mudança na forma como os feeds serão exibidos, priorizando postagens de amigos e parentes, em vez de posts e notícias postadas por empresas, marcas, mídia e celebridades. Segundo Zuckerberg: “Pesquisas mostram que fortalecer nossos relacionamentos melhoram nosso bem-estar e felicidade. Mas recentemente tivemos um retorno de nossa comunidade de que conteúdo público – posts de empresas, marcas e mídia – está consumindo os momentos pessoais que nos levam a nos conectar mais uns com os outros”.

Vocês entendem o que isto significa? Lembram do post passado onde eu falava sobre a importância de sociabilizar estando em uma rede social?

Se o Facebook vai priorizar os posts de amigos aos das empresas e no Clube da Alice só temos perfis pessoais e não de empresas, está mais do que na hora de você aproveitar que somos mais de 500 mil mulheres e sair por aí fazendo novas amigas.

Já ouviu falar que a vida é a arte do encontro?

Photo credit: insider_monkey on Visual hunt / CC BY-ND

Não estou dizendo aqui que você deve ser interesseira e sim que você deve se tornar interessante para que outras pessoas queiram ser suas amigas.

Hoje, eu li no Clube da Alice, um comentário muito legal de uma empreendedora. Ela dizia que entra no Clube da Alice para “pescar” novas clientes. Achei sensacional a comparação pois o grupo é um mar de oportunidades.

Não espere a possível cliente responder o seu post semanal, vá a procura dela em outros posts. Não estou dizendo aqui para você comentar o post da sua concorrente ou chamar a interessada inbox para oferecer seu serviço, isso mostra falta de caráter e é uma atitude inaceitável. O que estou dizendo é para você procurar na lupa os posts pedindo por produtos como o seu ou similares.

Um exemplo: se a pessoa está procurando decoração de festa infantil, que tal ser simpática e oferecer para ela as lembrancinhas lindas que você faz? Mas sempre utilize da educação e do bom senso, se ela não responder ou disser que vai pensar, a conversa encerra aí para você.

Agora, se uma cliente te procurou, fez o orçamento e não fechou, você pode procurá-la mais uma vez quando tiver uma novidade. Manter a cliente informada do que você anda fazendo é muito bacana. Quem sabe da próxima vez ela não fecha com você.

Mais uma vez o ensinamento da vovó: quem não é visto, não é lembrado.

Mas o seu comercial e sua venda pode ser uma consequência de como você se comporta em uma rede social.

Se você ajuda alguém que está com uma dúvida, indica um profissional que ela está precisando ou até mesmo elogia um post apenas por ter achado bacana mesmo, você com certeza será lembrada por aquela pessoa com carinho.

Todo mundo gosta de atenção e de pessoas com alto astral, interessantes e com conteúdo. Você pode sim ser uma delas mudando a sua forma de agir. Observe como essas pessoas se comportam nas redes sociais e use como inspiração. Tenha uma certeza em mente, pessoas interessantes não ficam reclamando da vida e achando que o mundo conspira contra elas. Elas tem problemas sim, todo mundo tem, mas vão a luta para resolver.

Siga o conselho dado a nossa amiga Alice: “ninguém nuca conquistou nada com lágrimas”.

O Facebook está te dando um mar de oportunidades, vamos aprender a pescar?
Gostou de alguma coisa? Dá um like agora!!!!