fbpx
Empreendedorismo & Negócios

Você precisa ajudar se quer ser ajudado


Quantas vezes você já ouviu a frase: “Não tente ajudar quem não quer ser ajudado”?

Eu vou mudar um pouco esta frase e vou passar para: você precisa “se ajudar” se quer ser ajudado. E no caso de fazer sucesso com seus posts no Facebook, você precisa muito mais que querer, você precisa FAZER.

Fiz um post ontem no Clube da Alice perguntando qual o produto que a pessoa vendia e qual era a sua maior dificuldade ao tentar anunciá-lo no grupo.

Eu tinha absoluta certeza que muitas respostas viriam com os mesmos questionamentos já respondidos no post anterior e no próprio post que ela estava respondendo. Infelizmente a maioria das pessoas não lê e apenas deduz o que estava escrito. – https://www.clubedaalice.com.br/serio-que-custa-tudo-isso-para-o-meu-post-bombar-no-clube-da-alice/

Uma pergunta: de zero a 10, qual a nota que você  dá para a sua dedicação na divulgação do seu produto? Responda sinceramente olhando para o seu post, você tem certeza que se dedicou o suficiente para fazê-lo?

Quanto tempo do seu dia você dedica para as redes sociais? Não estou perguntando para a diversão e sim como foco no seu produto.

As coisas não caem do céu e sucesso só vem antes do trabalho no dicionário. Hoje estou cheia das frases feitas e dos ditados, mas a sabedoria popular diz muito aqui no nosso caso.

Vamos fazer uma retrospectiva da sua vida como pequena empreendedora agora.

Quando você começou o seu negócio não foi da noite para o dia, correto?

Em algum momento você teve a ideia de empreender, conversou com seus familiares, perguntou para as amigas o que achavam e foi aprender mais sobre o seu produto. Se você não teve a sorte de nascer uma autodidata com um dom maravilhoso de Deus, teve que aprender a fazer o produto ou o serviço que está oferecendo.

Você com certeza dedicou seu tempo para calcular os custos e por quanto iria vender, deve ter observado sua concorrência para saber o quanto cobravam, fez pesquisas de materiais, em muitos casos ficou 4, 5 anos (ou muito mais) nos bancos das universidades estudando. Se você não é uma aventureira no mercado, deve ter feito tudo que citei e um pouco mais. Com certeza passou algumas noites acordadas com a cabeça cheia de ideias e planos.

Alguém aqui acordou, teve uma ideia e estava com o seu negócio aberto no mesmo dia? Difícil alguém responder que sim. As coisas não são tão rápidas e simples assim.

Neste processo todo, que eu sei bem como é na maioria dos casos, você fez quase tudo sozinha. E divulgação do seu produto, como você planejou?

Nos custos do seu produto você incluiu um fotografo, uma pessoa para criar sua comunicação visual, alguém para te ajudar com a sua marca? Tenho certeza que a grande maioria vai responder que não.

Então chegamos a um ponto importante.

Você produz um produto legal, você é uma ótima profissional mas o mundo todo não sabe disso ainda.

E daí, um belo dia alguém te colocou no Clube da Alice e você viu outras mulheres fazendo a mesma coisa que você e tendo um ótimo retorno. Suas amigas começam a te perguntar: “por que você não anuncia no Clube da Alice?” e você se sente invisível pois fez um post e nem a sua amiga viu.

E daí você fica triste pois se o seu produto é tão legal ou mais legal ainda que o outro, parece que só você não faz sucesso.

E daí você posta menos ainda e vive chateada com o Clube da Alice pois não consegue entrar para a “panelinha” das meninas que vendem bem no grupo.

E daí minha amiga, você está perdendo a chance de entrar para esta enorme panelinha também.

À partir de hoje vou escrever e fazer Lives com profissionais que vão poder ajudar vocês nesta luta da melhor maneira da divulgação do seu produto nas redes sociais. Eu não sou uma profissional da área, mas sou uma observadora e em 3 anos de Clube da Alice eu já sei certinho os posts que vão bombar e os que vão passar desapercebido.

Este post de hoje é só para apontar os maiores erros que encontrei nos comentários das dificuldades encontradas pelas empreendedoras:

1- Falta de interação no grupo e constância nos posts.

Eu já falei mais de mil vezes sobre isso, vocês precisam interagir.

Observe o segundo lugar de maior interação no grupo nos últimos 28 dias. Ela comentou mais de 1.500 vezes. Agora veja a interação nos posts dela na foto abaixo.

Surpreendente né?

Rede social é para socializar e não para jogar o folder do seu produto. E é igual aquela brincadeira de vai e vem, você precisa mandar para receber de volta.

Reserve no mínimo 1 hora do seu dia para entrar no Facebook e dedicar ao seu produto. Neste tempo você tem que pensar na sua Fanpage, pensar nos seus posts e principalmente interagir com seus amigos. No Clube da Alice você interage com as participantes, são mais de 500 mil opções de novas amigas que você pode fazer.

Torne-se uma pessoa lembrada por ser gentil, por ter indicado um profissional, por ter elogiado um produto. Gentileza gera Gentileza!!!!

Faça novas amigas e não tenha vergonha de pedir para elas e para as suas clientes comentarem o seu post assim que você postar. O Facebook vai entregar para mais pessoas se houver interação nos comentários.

Se você não tem um produto muitooooo diferente, ou super desejado, dificilmente nos primeiros posts você terá um mega resultado. Você precisa ficar conhecida no grupo primeiro. Então não desanime, e poste toda semana.

Ahhhh e nos outros dias da semana que você não pode fazer um post novo, ainda tem o antigo para trabalhar. Mas seja criativa, nada de escrever UP kkkkk. Vai lá nos comentários e posta uma outra foto de um produto diferente, marca a cliente que encomendou, diz que fez de outra cor….. Usa a criatividade menina, a nossa cabeça foi feita para criar e não para separar as orelhas.

2- Fotos e posts que não chamam a atenção

Pensa uma coisa comigo, você entra no Facebook e vem uma enxurrada de posts. Isso acontece com você e acontece com todo mundo. Só no Clube da Alice moderamos mais de 3 mil posts por dia!!!!

Então minha querida, seu post tem que ser muito especial para se destacar. Vi vários posts com fotos/montagens muito ruins e não é por serem amadoras, é por não serem pensadas. Este é o momento que não pode rolar uma preguiça, tem que se dedicar. Não adianta colocar 10 sapatilhas em uma montagem e não destacar nenhuma. Deixa as outras para colocar nos comentários.

Os dois são brigadeiro, os dois parecem deliciosos. Mas qual dos dois faria você parar para olhar? E a segunda foto é só uma foto mais pensada com carinho e capricho.

Quase todo mundo tem celular com uma câmera razoável, não tem desculpa. Observe fotos boas e tente fazer parecido. Faça mil fotos, tente vários ângulos e observe o resultado. Você sabe que seu produto é bom mas quem olhar aquela foto terá vontade de comprar?

3- Dificuldade de encontrar mais informações sobre o produto

É incrível mas a maioria dos posts do grupo não tem o link da Fanpage. E o pior, muitas empreendedoras não tem uma Fanpage. Bang Bang, tiro no pé.

VOCÊ PRECISA TER UMA FANPAGE E MANTER A MESMA SEMPRE ATUALIZADA, coloquei em letra maiúscula para você ler como se eu estivesse gritando. Se você não tem uma, corre fazer. Se você tem, corre atualizar e contar para todo mundo o que você está fazendo de bom.

Como você posta como pessoa física no Clube da Alice, não esquece de colocar no seu perfil a Fanpage como informação de onde trabalha.

Estes foram os 3 “erros” mais recorrentes que encontrei, vou ler todo o post e vamos acompanhar uma de vocês com a nossa assessoria. Tenho certeza que as dúvidas são muito parecidas.

DICA FINAL – NÃO TENHA PREGUIÇA E ESTUDE

Sentar e ficar choramingando o quanto você é ignorada não vai resolver nada, só traz gente para chorar junto com você. Muda essa vibe já e transforme-se em NOTADA agora.

Lição de casa para o próximo post, quero que você pense em uma nova maneira de fazer o seu post e pratique a dica pelos próximos 7 dias. Combinado?

Você merece ser especial, concorda?

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO