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Você sabe contar a sua história?


Uma palavra que está na moda ultimamente é “storytelling” que nada mais é do que contar histórias.

E você, sabe contar a sua história?

Cada pessoa é única, cada uma tem uma história diferente, uma trajetória diferente, jeitos diferentes. Não quer dizer que uma é melhor que a outra.

Tá, mas o que é storytelling?

Storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. O significado do termo tem origem na junção das palavras “story” (“história” em inglês) e “telling” (forma nominal do verbo “tell”, que significa “contar”).

No contexto dos negócios, essa é uma técnica focada no engajamento do público, que tende a se envolver mais com conteúdos que o cative. Desse modo, a ideia é buscar enredos e formatos narrativos capazes de prender a atenção das pessoas.

Qual a importância do storytelling?

O storytelling é um grande aliado no marketing quando se trata de conquistar a atenção das pessoas e fazer com que elas se lembrem da sua marca. Afinal, em um mundo com tantos estímulos, é preciso se destacar para ficar na memória do público.

Quais são os elementos do storytelling?

Quando o assunto é storytelling, nada é escrito sobre pedra. No entanto, existem alguns elementos-chave que podem te ajudar a guiar a construção da sua narrativa. Confira-os a seguir:

Mensagem: a mensagem é basicamente a moral da história, aquela informação que ficará na memória do leitor/expectador;

Ambiente: toda história se passa em algum lugar, certo? Pensando nisso, é importante enriquecer sua narrativa com informações sobre o ambiente. Isso ajuda o público a se conectar com a história;

Personagem: essa é a peça central da história, a figura que irá passar pelas situações criadas na narrativa e transmitir as mensagens ao público;

Conflito: o conflito é aquele fator que gera identificação com a audiência, como um problema, uma dor, um objetivo difícil de ser alcançado, etc.

Como fazer storytelling?

Existem muitas formas de fazer storytelling — ou de contar histórias. Por esse motivo, a seguir, você confere um passo a passo para guiar sua estratégia, mas não uma fórmula pronta, pois ela não existe.

Tenha em mente que contar histórias não é um dom. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com estudo, treino e dedicação. Então, não desanime se o início parecer difícil: saiba que é perfeitamente possível se tornar bom em storytelling.

1. Conheça seu público

O primeiro ponto para criar suas campanhas fazendo uso do storytelling é conhecer muito bem o seu público. Assim como em muitas estratégias do marketing digital, esse é o ponto de partida porque, a depender de quem é a sua persona, seu cliente ideal, um tipo diferente de história vai ter apelo junto àquelas pessoas.

2. Defina a história e a forma como será contada

Finalmente, é chegada a hora de definir a história que você vai contar. Alguns exemplos do que as empresas podem contar são:

  • Cases de clientes: histórias de pessoas reais que usaram o produto e obtiveram um resultado positivo;
  • Dicas aplicadas ao contexto do público: uma marca que, por exemplo, não vende diretamente suas roupas, mas ensina às pessoas como atingir determinado estilo ao se vestir — que inclui suas mercadorias;
  • A história da marca: ao invés de um texto padrão na página sobre a empresa, um relato do que motivou à criação daquele negócio e como ele surgiu;
  • Histórias em pílulas de entretenimento: conteúdos divertidos, mas que estejam ligados ao nicho do negócio.

Tão importante quanto o conteúdo em si é a forma como ele vai ser narrado de modo a prender a atenção do público. Para que sua história gere engajamento, confira algumas dicas:

Atice a curiosidade

Deixar as pessoas curiosas é uma ótima forma de fazer com que prestem atenção a uma história. Então, faça uso dessa característica na hora do storytelling.

Crie identificação

Quando as pessoas se identificam com o personagem e com os acontecimentos, as chances de que absorvam o conteúdo é muito maior. Daí a importância de saber exatamente com quem sua marca está querendo conversar por meio daquela história.

Seja autêntico

Fazer o que todo mundo está fazendo pode parecer legal, mas como é possível se destacar no meio de tanta informação disponível? Uma das possíveis respostas é: por meio da autenticidade. Conte histórias originais para as pessoas!

Não se esqueça do seu propósito

Mesmo na hora de contar histórias que não apresentem diretamente seu produto — você conhecerá alguns exemplos desse tipo ainda neste conteúdo —, nunca se esqueça de incluir a essência da sua empresa. Que problemas ela procura solucionar? Qual seu propósito? Garanta que essa mensagem faça parte da sua história.

Atenha-se à realidade

Por mais que às vezes a realidade pareça sem graça, é importante ser fiel à ela. É claro que você pode contar uma história de modo a torná-la interessante, mas nunca invente coisas. Esse tipo de atitude pode render até mesmo investigações do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária).

Que dicas maravilhosas essas do site Nuvemshop escritas pelo Luiz Piovesana né?

Vamos colocar a mão na massa e começar a contar sua história no Clube da Alice agora mesmo?

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